Engorda de boi com suplementos minerais
- Andréa Oliveira
- 1 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
No Brasil, a maioria dos bovinos terminados recebe em sua dieta sal mineral e pasto. Esta é uma excelente alternativa para a engorda de bois antes do abate. Entretanto, fornecer aos bovinos suplementos minerais torna-se mais viável na estação das chuvas. O suplemento mineral corrige a deficiência de proteína, o que auxilia no melhor aproveitamento do potencial de energia e da proteína do pasto.
Durante a seca, fornecer ao bovino sal min

eral não é um manejo alimentar adequado. Nesse período, como não há pasto para fornecer aos bovídeos, eles passam a perder peso por falta de proteína, o que compromete sua boa digestão. Para evitar que isso ocorra, é fundamental fornecer ao gado o que falta em sua dieta de forma estratégica e programada. Ou seja, na época de estiagem, deve-se nutrir o rebanho com proteína.
Como a proteína torna-se escassa na seca, uma das formas de fornecê-la aos bovídeos é por meio da ureia. Esta pode ser misturada no cocho com sal mineral, além de farelo de soja e de algodão, assim como milho e polpa cítrica. Mas o fornecimento depende de cada caso, é preciso avaliar a situação do rebanho. Além disso, o emprego de ureia na dieta requer alguns cuidados por parte do pecuarista.
A ureia deve ser introduzida na alimentação do gado com muita cautela. É preciso que o gado esteja adaptado a receber esse tipo de suplemento na dieta. Além disso, se houver excesso de ureia na alimentação, o rebanho pode ser intoxicado e os animais podem até mesmo morrer. Por isso, a formulação deve ser feita por alguém que saiba a proporção dos elementos. Portanto, é recomendado o auxílio de um técnico especializado em nutrição de bovinos.
Atualmente, há disponível no mercado sal mineral proteinado de excelente qualidade e eficiência nutricional. Trata-se de um suplemento mineral composto por farelo de soja e ureia. Embora tenha custo maior, como é fornecido em menor volume, é mais vantajoso para o pecuarista.
Outro suplemento bastante utilizado pelos criadores de gado é o sal mineral proteico energético. Trata-se de um suplemento mineral constituído de ureia, minerais e fontes ricas em proteína – como sorgo e milho.
Segundo Gilmar Ferreira Prado, professor do Curso a Distância CPT Bovinos de Corte em Confinamento – Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, os suplementos minerais são alimentos que suprem a deficiência de um ou vários minerais na dieta do bovino, em especial no período de estiagem.
Fonte: Globo Rural , Portal Agropecuário.
Comentários